Profissional com sólida experiência no setor de tecnologia da informação, dedicado ao desenvolvimento e fornecimento de produtos de software e serviços personalizados para centros de dados corporativos no Brasil, tendo atuado como arquiteto em importantes projetos de inovação baseados em marcos regulatórios.

Com uma perspectiva global de negócios tem uma vasta experiência em matéria de tomada de decisão com gestão de visão estratégica e liderança, alinhando atividades com os objetivos da empresa assim como a tomada de decisões em ambientes competitivos e flexíveis para os clientes, tendo capacidade para gerenciar equipes, negociação de acordos com clientes de diferentes setores.

Responsável pelo gerenciamento de projetos em importante instituição de ensino do Brasil, bem como de vários setores de atividade, destacando-se os setores de saúde e farmacêuticos.

Russo

Atua como INNOVATION CONSULTANT (FINTECH e/ou INSURTECH) ou como BUSINESS DEVELOPER CONSULTANT na Espanha, Portugal e Reino Unido. Consultor na área de tecnologias disruptivas, com destaque ao Blockchain, completam o perfil.

Dados para Contato

europeus.russo@gmail.com

https://es.linkedin.com/in/miguelrusso/es

http://www.fermo.com.br

02/2013 – 12/2015 – CONCRETO PROJETADO BRASIL Ltda – Setor Construção Civil
Diretor de Projetos

Planejamento, implementação, monitoramento e avaliação dos processos para implementação do sistema de gestão empresarial Adempiere1, com base em processos de negócios da empresa para os setores de produção, compras, vendas do cliente CONCRETO PROJETADO BRASIL, empresa setor de construção civil do Brasil.

Conquistas: Significativo aumento da produtividade através da automação de processos que proporcionaram uma melhora no fluxo de caixa operacional, tempo de produção, fluxo administrativo e, finalmente, o aumento da receita e lucros.

1Adempiere é uma solução open source desenvolvida em JavaEE para gestão de negócios e que oferece funcionalidades de um ERP, CRM e SCM.

 

03/2008 – Atual – Precisionweb Informática Ltda (marca Fermo no Brasil). Setor: Tecnologia da Informação.
Diretor Técnico e Comercial

(Atividade recente): Alteraçao na estrutura e funcionalidades dos sistemas da Fermo, adaptando-os para aceitar criptografia com o objetivo final de implementar um “private ledger”. Essa abordagem está baseada em conceitos de Blockchain.

Análise de novas oportunidades de negócios para o produto “Humana”. Este software é dedicado à gestão de empresas de home care2. É baseado em normas, padrões e orientações para a interoperabilidade entre os sistemas de informação em saúde domiciliaria, de acordo com o Ministério da Saúde do Brasil. Realização de relatórios de inteligência sobre os estudos de mercados e potenciais clientes e prospecção. Coordenação técnica de um grupo de analistas que realizaram o desenvolvimento e integração do produto com diferentes interfaces e sistemas de informação que capturam dados médicos de outras plataformas, objetivando fornecer todos os requisitos técnicos para a entrada da plataforma no segmento telemedicina.

Conquistas: Aumento unidades comercializadas no segmento de mercado de licenças fornecidas.

  1. Desenvolvimento de novos negócios na área relacionada com a indústria farmacêutica.
  2. Coordenação e desenvolvimento de software para gerenciamento de testes clínicos, em aliança com a empresa Dendrix, uma CRO3 de origem brasileira.

Conquistas: a. Criação de um novo produto, cujas características funcionais tornou-se referência no mercado. b. Aumento de las licencias de software comercializadas en el mercado incrementando un 50% de la cartera de nuevos clientes.

2A assistência domiciliar ou home care, é uma forma de cuidados de saúde para os quais terapias médicas são fornecidas diretamente na casa do paciente, reduzindo o stress emocional e promovendo o tratamento médico. É uma alternativa que facilita a continuidade dos cuidados com segurança e eficiência.

3CRO – Organização de Pesquisa Contratada é uma organização que oferece apoio à indústria farmacêutica, biotecnológica e às indústrias de dispositivos médicos mediante serviços de investigação externalizados, atuando sob uma base contratual.

 

01/2007 – 02/2008 4 – Aliança com Baratz Servicios de Teledocumentación, S.A. Setor: Tecnologia da Informação.
CIO Brasil

A coordenação de todas as operações no Brasil, a geração de relatórios e indicadores amplos KPIs, reportando para o escritório central em Madrid analiticamente para monitoramento de desempenho.

Negociações em diferentes segmentos de mercado, atuando em gestão, negócios e níveis diretivos e técnicos.

Apresentação de propostas técnicas e comerciais.

Desenvolvimento e adaptação de documentos técnicos e comerciais para apoiar vendas e área técnica.

Conquistas: a. Participação e sucesso na licitação promovida pelo Governo Central do Brasil, alcançando assim a abertura de uma conta estratégica para Baratz. b. Realização de ampla pesquisa de mercado sobre as condições de entrada das empresas espanholas no Brasil.

4no período mencionado houve um afastamento das atividades desempenhadas na empresa Precisionweb

01/2005 – 11/2006 – Fermo Informática Ltda. Setor: Tecnologia da Informação.
Empreendedor/Fundador

Identificação e mapeamento das demandas específicas em Tecnologia da Informação para o mercado farmacêutico nacional, incentivando a criação de uma família de produtos de tecnologia considerados visão estratégica. Neste contexto, gerou uma significativa vantagem competitiva para a empresa, uma vez que ainda havia muito poucas consultorias no mercado com esse perfil. Como resultado desse desempenho, a Fermo gerenciou o desenvolvimento de produtos para atender diferentes segmentos do mercado local, entre os quais pode-se destacar os seguintes: carteira de gestão sistêmica Projetos, assuntos regulatórios na Agência Nacional de Vigilância Sanitária, estudos de estabilidade e qualidade da fábrica.

Conquistas: a. Patente de Software Registra – Regulatory Affairs System (Sistema Gestão de Assuntos Regulatórios) – Brasil5. Introdução dos produtos de software da companhia em importantes indústrias farmacêuticas do Brasil, entre as quais podemos destacar: Incrementha P D&I, Laboratorio Aché, Laboratorio Biosintética, Eurofarma Laboratorios, Laboratorio Agener Saúde Animal, Dalmatia Cosmecêutica, Laboratorio Nycomed (ex Altana), Ganep Lar (Home Care), Ganep Educação y Portal Nutritotal.

5INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial – Processo 07410-5 – Início do processo: 2006 – Expedida em 27 de dezembro de 2011 (http://www.inpi.gov.br). Regulatory Affairs System.

 

06/1999 – 12/2004 – Precisionweb Informática Ltda. Setor: Tecnologia da Informação.
Analista de SistemasCoordenador Consultor

Co-autor do projeto patrocinado6 pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo FAPESP intitulado “Interface Gráfica para Análise de Sinais Biomédicos”. Tal projeto constituia em inovadora ferramenta com aplicaçao multidisciplinar para diferentes segmentos como medicina, mercado de sistemas de análise e estatística, assim como para o mercado financeiro.

Conquistas: gestão de portfólio de projetos projeto do sistema colabora, framework da futura empresa Fermo. Principais clientes Portal de Engenheiros do Estado de São Paulo, com a atenção dos usuários para 30.000, ACI / Universidade Estadual Paulista-UNESP, Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, Biolab Sanus Farmacêutica, União Química Farmacêutica, Grupo Farmacêutico Castro Marques e o Grupo Mídia Casablanca.

6Linha de apoio à inovação (http://www.fapesp.br/materia/58/pipe/pipe.htm) com uma contribuição inicial de investigação e desenvolvimento, cujo título era “Gráfico de Análise sinal de interface Biomédicas” (http://www.bv.fapesp.br/pt/auxilios/707/interface-grafica-para-sistema-de-analise-e-modelagem-de-sinais-biomedicos/)

 

02/1994 – 02/1999UNESP– Universidade Estadual Paulista – Governo do Estado de São Paulo – Aprovado em concurso público.
Analista de Sistemas – Coordenador – Grupo de Serviços Internet

Profissional técnico e gestor no “Plano de Informatização da UNESP”, realizado em parceria com a empresa IBM Brasil, com investimento total de US$ 30 milhões. Setores Grupo Técnico Gestor Direção de Sistemas de Informação. UNESP. Apoio técnico ao Campus Universitário (23 unidades distribuídas no Estado de São Paulo).

Conquistas: Concepção, Design e Implementação do Projeto WWW, primeiro sistema de informações da Reitoria da UNESP.

02/1990 – 11/1993UNESP– Universidade Estadual Paulista – Instituto De Física Teórica – Brasil
Pós-graduação – Física Teórica
– Formação curricular completa após cumprir 100% dos créditos obrigatórios. Área de atuação: Física Computacional – Sistemas de computação para análise em mecânica de fluidos.

 

02/1985 – 11/1988 – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – Brasil
Graduação – Licenciado em Física

Estágio de dois anos no Departamento de Processos Especiais do Instituto de Pesquisas Energéticas y Nucleares-IPEN na área de Física de Estado Sólido – Lasers.

Português C2
Italiano B2
Espanhol C1
Inglês C1

2010/AtualConsultoria EUROPEUS (http://www.europeus.com.br)
Sócio fundador

Escritório de agentes no Brasil especializado em temas de estrangeria e imigração que atua preferencialmente junto aos países da comunidade europeia, em especial Itália, Portugal e Espanha.